Revista Eletrônica

 

APRESENTAÇÃO

A Revista Eletrônica “FABE em Revista” é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Bertioga que se propõe aprofundar a reflexão sobre os diversos temas que a vida acadêmica se ocupa. Cada edição propõe uma discussão temática pertinente que se desdobra em textos de professores e alunos dos Cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Turismo bem como de pesquisas realizadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Bertioga. Nesse sentido, a Revista se apresenta como veículo dedicado a incentivar a produção docente e discente e sua consequente publicação. 
 

Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Bertioga


O NUPEX é um núcleo de estudos de caráter interdisciplinar que visa integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e promover intercâmbio com instituições públicas e privadas em nível local e regional que tenham compromisso com a realidade econômica, política e social de Bertioga. As grandes linhas temáticas do NUPEX têm a perspectiva de tornar possível estudos científicos que se ligam à referida realidade.
 

Princípios 
O homem é valorizado quando se reconhece o seu potencial e se incentiva o seu engajamento responsável e participativo na sociedade. 
A dialética homem /sociedade é um processo que se realiza em toda a existência do homem. 
A produção científica dirigida é geradora de externalidades positivas que contribuem para melhorar os níveis de vida da população.
 

Missão 
Sistematizar e socializar o conhecimento, desenvolvendo atividades de promover as pessoas no meio acadêmico e comunitário, como sujeitos em transformação e transformadores.
 

Objetivo Geral                                                                                                                                                                                

Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Bertioga tem como objetivo geral desenvolver pesquisa e estudos sobre temas mais efetivos das áreas ligadas a vida política, social, econômica, com o objetivo de contribuir para a melhoraria dos indicadores dessas áreas do Município de Bertioga. 

Objetivo específico 
Auxiliar na formulação de propostas, a partir de pesquisas e temas estudados, buscando alternativas para a construção de soluções, a partir de instrumentos próprios de avaliação, com ênfase no espaço local.
Aprofundar os temas visando o desenvolvimento econômico e a justiça social, considerando as relações entre Estado e Sociedade.

 

Linhas Temáticas

  • Cidade e Desenvolvimento Econômico 
  • Cidade e Políticas de Emprego e Renda 
  • Cidade e Educação 
  • Cidade Meio Ambiente e Habitação
  • Cidade e Direitos Humanos
  • Direito e Cidadania

 

Dinâmica 
O desenvolvimento dos projetos dentro de cada linha temática deve ser resultado de proposta do corpo docente e sua efetiva atuação deverá ocorrer a partir das disponibilidades de tempo compromissadas em cronograma previamente elaborado pelos membros do Núcleo. O caráter interdisciplinar do Núcleo implica em projetos que necessariamente contemplem professores e alunos das diversas áreas de saber da Faculdade. 
Os alunos interessados participarão do Núcleo sendo beneficiados por horas de atividades complementares. 
A adesão é voluntária e os participantes que permanecerem nos trabalhos até o fim do projeto receberão certificados de participação oferecidos pela Faculdade.
Estrutura 
A administração do Núcleo está a cargo dos Coordenadores de Cursos da Faculdade Bertioga, que têm como incumbência:

  • Avaliar os projetos propostos juntamente com os membros do Núcleo
  • Orientar o plano de trabalho dos projetos dentro da linha temática e o cronograma das atividades
  • Desenvolver capacitação para docentes e discentes sobre a metodologia da pesquisa
  • Estabelecer relacionamento externo com representações de órgãos públicos, instituições de classe e da sociedade civil organizada.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos.

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade Bertioga será composto permanentemente pela Direção da Faculdade, pelos Coordenadores dos Curso e provisoriamente: 
1. Pelo docente(s) proponente(s) do projeto de pesquisa ou estudo. 
2. Pelo corpo docente e discente interessado, compromissado com o projeto e cronograma de trabalho. 
Cada linha temática poderá contemplar um projeto.
Com o objetivo de garantir um mínimo de eficiência e produtividade acadêmica é desejável que se limite um projeto por ano letivo. Os projetos deverão ser apresentados ao núcleo que avaliará a pertinência e a viabilidade do mesmo. O Núcleo inicia seus trabalhos quando pelo menos um projeto for apresentado e aprovado pelo Núcleo.
Repercussão 
O Núcleo deverá desenvolver seminários que envolvam além da comunidade acadêmica representantes do poder público, de instituições representativas da sociedade civil organizada bem como instituições de classe.
Deve produzir textos que serão alvo de publicação e se apresentação em congressos.
O NUPEX promoverá debates, encontros científicos, cursos de extensão e capacitação.